quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O I Curso de Prova de Vinhos já começou!

Realizou-se, no passado Sábado, dia 30 de Janeiro, a primeira sessão do I Curso de Prova de Vinhos:  Castas, Técnicas, Práticas Enológicas e Defeitos, no Auditório do Solar do Vinho do Porto, na cidade de Peso da Régua.


Organizado pela Confraria dos Enófilos do Douro, com o apoio do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e do CEVD – Centro de Estudos Vitivinículas do Douro, este I Curso destina-se a produtores, técnicos e enófilos, com o objectivo de aprofundar os conhecimentos na análise sensorial de vinhos, bem como na produção e vinificação. Durante as 3 sessões do Curso vão ser provados diversos vinhos, antecedidos por uma introdução teórica aos diversos temas propostos, como por exemplo: utilização de novas técnicas de vinificação, produção de vinhos de diferentes castas, vinhos com e sem influência de micro-oxigenação, utilização de diferentes madeiras na vinificação, etc. Serão ainda sugeridos incrementos à qualidade na produção e vinificação e haverá uma discussão/debate dessas situações práticas na Enologia moderna.



Na primeira sessão deste I Curso, estiveram presentes, como oradores, o Eng. Paulo Osório (IVDP),  o Eng. Mário Sousa, Eng. Eduardo Abade e Eng. Joaquim Guerra (CEVD - DRATM), o Dr. Juan Alberto Inesta, Eng. Andrés Martín Carbonero e Dr. José Garcia Marcos (Agrovin), bem como o Eng. Tiago Alves de Sousa. Poderá ver algumas das fotos dessa primeira sessão na nossa página do Facebook, em http://www.facebook.com/album.php?aid=4883&id=100000614457343&l=e7014722d7.



Para o Eng. José António Tojeiro, Mestre Procurador da Confraria dos Enófilos do Douro, “é de enaltecer este tipo de iniciativas, que congregam vários actores do Douro: instituições, produtores e enólogos. Tal como me foi sugerido por todos os presentes, o êxito destas acções prende-se com a união de esforços e a promoção de parcerias, como foi, neste caso, a parceria Confraria – IVDP – CEVD. É com acções deste género que incutiremos uma nova forma de trabalhar no Douro, e que a tão desejada mudança de mentalidades no Douro se realizará”. 




Este I Curso vai ter ainda mais 2 sessões: uma já no próximo Sábado, dia 6 de Fevereiro, e a última no próximo dia 12 de Fevereiro, Sexta-feira.

Sem comentários: